quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ata da 5ª reunião PIBID FESURV

No dia 19 de Setembro de 2012 no Campus da Universidade de Rio Verde Campus Caiapônia aconteceu a 4º reunião do PIBID FESURV/Caiapônia, estavam presentes o Professor coordenador de área Mauro Felício Barbosa Mulati, os acadêmicos bolsistas: Dyego Zilmar Silva Santos, Eliz Maria Martiniana Almeida, Eumar Dias Junior, Fabio Arantes Faria, Fagner Alves Barbosa, Juliana de Oliveira Moraes, Luís Carlos Helrigle, Monikelle Ferreira Silva, e Priscila Mota Cardoso. O coordenador abriu a reunião anunciando os recados, o primeiro recado foi sobre o I encontro de licenciaturas e PIBID nos dias 27 a 29, o coordenador perguntou sobre a ida dos acadêmicos e ficou decidido que será no dia 28, dia do encontro PIBID às duas horas com a presença da Dra. Marili Peres Junqueira UFU sob o tema “O programa de bolsas de iniciação a docência: O PIBID como possibilidade de formação de professores”. Alguns problemas, o acadêmico bolsista Fagner Alves Barbosa justificou que não poderá estar indo, alegando motivos pessoais, o acadêmico bolsista Eumar Dias Junior disse não ter conseguido imprimir o boleto, foi orientado como fazer e esperamos ter resolvido o impasse. Em seguida foi dado o recado quanto a carga horária que oi disponibilizada para o coordenador manter a frequência dos bolsistas nas atividades propostas que foram: Revisão de Literatura, Planejamento na Fesurv, Planejamento com o supervisor da escola, Acompanhamento e observação da prática pedagógica, desenvolvimento, execução e aplicação das atividades na escola e elaboração de relatórios. No geral os alunos desenvolveram 30 horas no mês, com início no dia 14/08/2012 à 19/09/2012. O início da reunião foi marcado pelo estudo do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Geuza Costa Abreu. Neste estudo percebeu-se que a escola segue a Tendência Construtivista, assim ficou decidido que será feito um estudo sobre a tendência que teve o professor João Batista Freire como seu precursor. Outro assunto foi quanto às habilidades dos alunos, foi mostrada uma gravação feita onde se filmou alunos andando, correndo etc e foi feito um levantamento as fases dos alunos inicial, elementar e madura, fundamentou-se para tal na abordagem desenvolvimentista de Go Tani. Ficou acertado que será feito, o mesmo procedimento como forma de avaliação da motricidade dos alunos. Por último, foi confeccionada a aula na semana entre 24 a 28 de setembro. Tema será o Trânsito a expectativa de aprendizagem será identificar as diferenças entre pedestre e motorista, o conteúdo será conhecimento do corpo e as habilidades locomotoras (andar, correr, saltar), os objetivos serão identificar a diferença entre correr, andar e saltar, respeitar as leis de trânsito, identificar as placas de trânsito, a aula consistirá de três atividades práticas Semáforo, guarda e mãe da rua, a volta calma será identificar as placas e quanto a tarefa de casa que ficou combinado que ao final de todas as aulas será pedido será Desenhar placas de trânsito que os alunos reconhecerem na rua. Sem mais no momento, Por ser verdade datamos e assinamos.

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