quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atividades Práticas do Eixo Temático História das Organizações Populacionais e História Local e do Cotidiano. Semana dos dias 10 à 21 de setembro.

1º ano
Tema: Historia local e do cotidiano.
Expectativa de Aprendizagem: Identificar diferenças físicas devido à raça e cor.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressão corporal (cantigas de roda e representação original).
Objetivos: Identificar diferenças físicas devido a raça e cor. Representar as danças indígenas. Empatia sobre outras culturas.
Aula:
Dança
Volta calma: Discussão sobre as diferenças de raças.
2º ano
Tema: Historia local e do cotidiano.
Expectativa de Aprendizagem: Identificar a relação entre dinheiro, trabalho e compras.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressão corporal (cantigas de roda e representação original).
Objetivos: Identificar a relação entre dinheiro, trabalho e compras. Representar as danças indígenas. Empatia sobre outras culturas.
Aula:
Dança
Volta calma: Discussão sobre relação entre dinheiro, trabalho e compras.
3ºano
Tema: Historia local e do cotidiano.
Expectativa de Aprendizagem: Identificar as manifestações culturais típicas de sua região: festas folclóricas e datas comemorativas.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressão corporal (cantigas de roda e representação original).
Objetivos: Identificar as manifestações culturais típicas da região. Representar as danças indígenas. Empatia sobre outras culturas.
Aula:
Dança
Volta calma: Discussões sobre as festas típicas da região.
4º ano
Tema: Historia das organizações populacionais.
Expectativa de Aprendizagem: Inferir sobre as relações de domínio dos brancos sobre os índios a partir da imposição do trabalho escravo e da aculturação provocada pela catequese.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressão corporal (cantigas de roda e representação original).
Objetivos: Inferir sobre a relação branco x índio. Representar as danças indígenas. Empatia sobre outras culturas.
Aula:
Dança
Volta calma: Discussão sobre domínio dos brancos sobre os índios.
5ºano
Tema: Historia das organizações populacionais.
Expectativa de Aprendizagem: Reconhecer a exploração da mão de obra dos indígenas e o modo como resistiram ao domínio dos europeus.
Conteúdo: Atividades rítmicas e expressão corporal (cantigas de roda e representação original).
Objetivos: Reconhecer a exploração da mão de obra dos indígenas. Representar as danças indígenas. Empatia sobre outras culturas.
Aula:
Dança
Volta calma: Discussão sobre a exploração de mão de obra indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário