Apresentação
Um
dos maiores desafios na formação de professores na área da Licenciatura e
específico na área da Educação Física, está no reconhecimento do seu papel
como agente da interdisciplinaridade dentro da escola de educação básica, uma
vez que, apesar do reconhecimento em termos de legislação quanto ao currículo
escolar, existe uma necessidade de superação de um conceito criado e
alicerçado em que o professor de Educação Física não possui um preparo e uma
proposta pedagógica que auxilie de forma concreta a ação interdisciplinar
dentro do cotidiano escolar.
As
críticas e o descrédito que acontecem dentro das unidades de ensino da
educação básica, as quais partiam somente dos professores de outras
disciplinas, agora tem se tornado crescente entre os alunos.
Em
tempos anteriores a disciplina de Educação Física era considerada uma das
melhores aulas com suas atividades dinâmicas, divertidas e que não possuía
uma pressão quanto a realização de provas e grande expectativa quanto a
exigência de execução de movimentos tecnicamente corretos para sua aprovação.
Esses
tempos têm mudado em nosso país, bem como em nossa região. Com a chegada do
desenvolvimento, as atividades de lazer são outras e as motivações para
participação das aulas de Educação Física também mudaram. Essas atividades
que envolvem menor exigência motora acabam sendo mais fáceis e prazerosas do
que as próprias aulas de Educação Física. Outro fator que muito tem
influenciado na participação das aulas é a proposta de desenvolver campeões e
formar atletas que, quando não entendida pelo profissional que atua dentro da
escola, acaba por gerar exclusão de grande parte dos alunos, contribuindo e
muito com o abandono das práticas de exercícios físicos na idade adulta.
Situação
essa que deve ser trabalhada dentro da escola e da Universidade para que os
licenciandos e os professores de Educação Física da escola procurem
alternativas que possibilitem aos alunos a participação e a interação com as
atividades motoras, contribuindo com a sua formação crítica, criativa e
autônoma dentro da sociedade.
Nessa
perspectiva de superação é necessário incrementar uma ação pedagógica
conjunta dentro da escola, em que os acadêmicos bolsistas através do
acompanhamento pedagógico de professores, supervisores e coordenadores,
envolvidos no projeto PIBID/FESURV, irão adquirir experiências e vivências de
conhecimentos teórico-práticos aprendidos na Universidade, gerando assim uma
reflexão sobre a intervenção planejada e seus resultados dentro do cotidiano
escolar.
A
intervenção dos acadêmicos bolsistas em Educação Física ocorrerá a partir da
proposta pedagógica interdisciplinar, em que a base da formação psicomotora
dos alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Caiapônia será a
aprendizagem motora. Serão utilizados os estímulos que envolvam atividades
intra e extraclasses associando conteúdos da Educação Física com os conteúdos
das demais disciplinas do currículo escolar que correspondam ao ano de estudo
(1º ao 9º ano) de cada aluno.
A
interdisciplinaridade serve para que os envolvidos na educação promovam uma
correlação harmoniosa entre os saberes, sendo capazes de contribuir para
superação das dificuldades encontradas no ambiente escolar quanto às formas
de ensino-aprendizagem.
A
complexidade dos saberes servirá como um meio de aproximação dos alunos de
ensino fundamental com o mundo também complexo. O desafio de correlacionar
esses saberes de forma interdisciplinar possui como base o planejamento e
organização das idéias transformadas em atividades motoras práticas que
proporcionem uma resposta capaz de promover a aprendizagem e aquisição de
habilidades e competências associadas ao desenvolvimento integral do ser
humano.
O
objetivo de estimular a aprendizagem através de atividades motoras nasce da
perspectiva de produzir respostas adequadas às tarefas problemas específicas.
A utilização de uma atividade motora que ao seu término consiga promover não
somente uma aquisição motora, mas a aprendizagem de uma resolução Matemática
e/ou de Língua Portuguesa e/ou de Ciências, ou seja, as aulas de Educação
Física terão o objetivo de influenciar na aprendizagem dos alunos a partir
dos conteúdos abordados dentro de sala de aula pelos professores das demais
disciplinas da escola.
As respostas motoras almejadas pelas aulas
de Educação Física correspondem à aquisição de habilidades motoras como parte
da cultura corporal de movimento. Essas respostas somente serão adquiridas se
planejadas a partir do diagnóstico do estágio de desenvolvimento motor em que
se encontra cada aluno para que cada atividade motora proposta seja
condizente com a idade e seja respeitado o seu desenvolvimento corporal.
Este subprojeto pretende contribuir com a
formação inicial dos acadêmicos bolsistas em Educação Física e de estímulo
para sua atuação na educação básica; visa proporcionar aos alunos do ensino
básico uma vivência dos conteúdos da Educação Física que contribua para uma
compreensão de sua cultura corporal de movimento; promover a apropriação de
um conhecimento gerador de criatividade, criticidade e poder de reflexão
sobre a participação nas aulas de Educação Física e suas escolhas futuras com
relação à prática de exercícios físicos; influenciar e estimular a
aprendizagem a partir da interdisciplinaridade; contribuir para formação
continuada dos professores de formação em serviço nas escolas; realizar a
aproximação e interação entre a escola e a Universidade; e desenvolver
propostas pedagógicas que viabilizem uma interação entre o desenvolvimento
motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial dos alunos
das escolas municipais de Caiapônia.
As atividades motoras associados ao conteúdo
das outras disciplinas curriculares da escola aos conteúdos da Educação
Física (lutas, ginástica, esporte, dança) pretende-se fomentar atividades que
promovam uma melhor aprendizagem dos conteúdos ensinados dentro de sala pelas
demais disciplinas e de vivenciarem de forma crítica, criativa e autônoma as
experiências psicomotoras propostas.
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quarta-feira, 22 de maio de 2013
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