quarta-feira, 22 de maio de 2013

Apresentação
Um dos maiores desafios na formação de professores na área da Licenciatura e específico na área da Educação Física, está no reconhecimento do seu papel como agente da interdisciplinaridade dentro da escola de educação básica, uma vez que, apesar do reconhecimento em termos de legislação quanto ao currículo escolar, existe uma necessidade de superação de um conceito criado e alicerçado em que o professor de Educação Física não possui um preparo e uma proposta pedagógica que auxilie de forma concreta a ação interdisciplinar dentro do cotidiano escolar.
As críticas e o descrédito que acontecem dentro das unidades de ensino da educação básica, as quais partiam somente dos professores de outras disciplinas, agora tem se tornado crescente entre os alunos.
Em tempos anteriores a disciplina de Educação Física era considerada uma das melhores aulas com suas atividades dinâmicas, divertidas e que não possuía uma pressão quanto a realização de provas e grande expectativa quanto a exigência de execução de movimentos tecnicamente corretos para sua aprovação.
Esses tempos têm mudado em nosso país, bem como em nossa região. Com a chegada do desenvolvimento, as atividades de lazer são outras e as motivações para participação das aulas de Educação Física também mudaram. Essas atividades que envolvem menor exigência motora acabam sendo mais fáceis e prazerosas do que as próprias aulas de Educação Física. Outro fator que muito tem influenciado na participação das aulas é a proposta de desenvolver campeões e formar atletas que, quando não entendida pelo profissional que atua dentro da escola, acaba por gerar exclusão de grande parte dos alunos, contribuindo e muito com o abandono das práticas de exercícios físicos na idade adulta.
Situação essa que deve ser trabalhada dentro da escola e da Universidade para que os licenciandos e os professores de Educação Física da escola procurem alternativas que possibilitem aos alunos a participação e a interação com as atividades motoras, contribuindo com a sua formação crítica, criativa e autônoma dentro da sociedade.
Nessa perspectiva de superação é necessário incrementar uma ação pedagógica conjunta dentro da escola, em que os acadêmicos bolsistas através do acompanhamento pedagógico de professores, supervisores e coordenadores, envolvidos no projeto PIBID/FESURV, irão adquirir experiências e vivências de conhecimentos teórico-práticos aprendidos na Universidade, gerando assim uma reflexão sobre a intervenção planejada e seus resultados dentro do cotidiano escolar.
A intervenção dos acadêmicos bolsistas em Educação Física ocorrerá a partir da proposta pedagógica interdisciplinar, em que a base da formação psicomotora dos alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Caiapônia será a aprendizagem motora. Serão utilizados os estímulos que envolvam atividades intra e extraclasses associando conteúdos da Educação Física com os conteúdos das demais disciplinas do currículo escolar que correspondam ao ano de estudo (1º ao 9º ano) de cada aluno.
A interdisciplinaridade serve para que os envolvidos na educação promovam uma correlação harmoniosa entre os saberes, sendo capazes de contribuir para superação das dificuldades encontradas no ambiente escolar quanto às formas de ensino-aprendizagem.
A complexidade dos saberes servirá como um meio de aproximação dos alunos de ensino fundamental com o mundo também complexo. O desafio de correlacionar esses saberes de forma interdisciplinar possui como base o planejamento e organização das idéias transformadas em atividades motoras práticas que proporcionem uma resposta capaz de promover a aprendizagem e aquisição de habilidades e competências associadas ao desenvolvimento integral do ser humano.
O objetivo de estimular a aprendizagem através de atividades motoras nasce da perspectiva de produzir respostas adequadas às tarefas problemas específicas. A utilização de uma atividade motora que ao seu término consiga promover não somente uma aquisição motora, mas a aprendizagem de uma resolução Matemática e/ou de Língua Portuguesa e/ou de Ciências, ou seja, as aulas de Educação Física terão o objetivo de influenciar na aprendizagem dos alunos a partir dos conteúdos abordados dentro de sala de aula pelos professores das demais disciplinas da escola.
As respostas motoras almejadas pelas aulas de Educação Física correspondem à aquisição de habilidades motoras como parte da cultura corporal de movimento. Essas respostas somente serão adquiridas se planejadas a partir do diagnóstico do estágio de desenvolvimento motor em que se encontra cada aluno para que cada atividade motora proposta seja condizente com a idade e seja respeitado o seu desenvolvimento corporal.
Este subprojeto pretende contribuir com a formação inicial dos acadêmicos bolsistas em Educação Física e de estímulo para sua atuação na educação básica; visa proporcionar aos alunos do ensino básico uma vivência dos conteúdos da Educação Física que contribua para uma compreensão de sua cultura corporal de movimento; promover a apropriação de um conhecimento gerador de criatividade, criticidade e poder de reflexão sobre a participação nas aulas de Educação Física e suas escolhas futuras com relação à prática de exercícios físicos; influenciar e estimular a aprendizagem a partir da interdisciplinaridade; contribuir para formação continuada dos professores de formação em serviço nas escolas; realizar a aproximação e interação entre a escola e a Universidade; e desenvolver propostas pedagógicas que viabilizem uma interação entre o desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial dos alunos das escolas municipais de Caiapônia.
As atividades motoras associados ao conteúdo das outras disciplinas curriculares da escola aos conteúdos da Educação Física (lutas, ginástica, esporte, dança) pretende-se fomentar atividades que promovam uma melhor aprendizagem dos conteúdos ensinados dentro de sala pelas demais disciplinas e de vivenciarem de forma crítica, criativa e autônoma as experiências psicomotoras propostas.

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