DESENVOLVENDO CAPACIDADES
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e
estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal
incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma
criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem,
criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso,
cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras
ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação
Infantil.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como
um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser
espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está
associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza
seu corpo para demonstrar o que sente.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente
concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma
relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo,
formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da
Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma
consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio
desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é
construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como
expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento
significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas
em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a
formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e
psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de
atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da
recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de
ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o
controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar
atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação
dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades
esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no
equilíbrio sócio-afetivo.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma
importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do
tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A
educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de
seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal
e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada
necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas
e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por
experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento
intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a
cerca.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo,
que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e
mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade;
tudo isso visando à formação da sua personalidade.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar,
rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para
os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais
variados (passeios ao ar livre), etc.....
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e
psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas,
expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a
energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.
DICAS BIBLIOGRÁFICAS
CHICON, José Francisco. Prática psicopedagógica integrada em crianças com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória: CEFD/UFES, 1999.LAPIERRE, André; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento, psicomotricidade e educação. São Paulo: Manole, 1986.
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
VAYER, Pierre. A criança diante do mundo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1947.
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