segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pesquisa na área da Psicomotricidade


Autor:Rosimeri Aparecida Pavanati
Título(s):
[pt]Psicomotricidade na Educação Física: o desenvolvimento da percepção espacial em escolares de 7 - 8 anos, através de atividades psicomotoras.
Instituição de Defesa:Universidade Metodista de Piracicaba
Resumo(s):
[en]The existing literature, Concerned with learning disabilities among pupils of primary schools, point toward the inadequate spatial perceptin as one of the possible causes for the disabilities. The general goal of this dissertation is to state the strategic role Physical Education classes might play,a s a regular instrument of learning improvement, within the whole school curriculum. Such a role can be actualy played, provided concepts and tools of Psychomotricity become an integrant part of the programs of school Physical Education, especially those applied to the beginner students of primary schools. The special objective of this paper was statistically proved: 7-8 year old pupils of a Public School in the city of Rio de Janeiro, RJ; who presented an inadequate level of spatial perception experienced a significant improvement in spatial perception after going through a special program of physical activities embeded in the theories and techniques of Psychomotricity. This dissertation’s main suggestion focus upon the relevance of Psychomotricity’s principles and practice becoming a part of the curriculum of Physical Education.
[pt]A atual literatura relacionada com as dificuldades de aprendizagem, entre alunos da escola de 1º Grau, focalizam a percepção espacial inadequada como uma das possíveis causas das dificuldades.O objetivo geral desta dissertação é sublinhar o papel que as aulas de Educação Física podem desempenhar, como um instrumento regular de melhora, dentro do currículo escolar integral. Este papel poderá ser realmente desempenhado, desde que os conceitos e ferramentas da Psicomotricidade se tornem parte integrante dos programas da Educação Física Escolar, especialmente aqueles que se aplicam aos alunos iniciantes da escola do 1º Grau.O objetivo específico da dissertação foi provar estatisticamente que crianças de 7-8 anos, alunos de Escola Pública da cidade do Rio de Janeiro, RJ, que apresentavam um nível deficitário de percepção espacial, experimentaram melhora significativa neste setor, após se submeterem a um programa especial de atividades físicas embasadas nas teorias e nas técnicas da Psicomotricidade.A sugestão principal desta dissertação enfatiza a relevância de os princípios e práticas da Psicomotricidade transformarem-se em parte regular do currículo de formação de professores de Educação Física.
Titulação:Mestre em Educação Física
Programa de Pós-Graduação:Educação Física
Área de Concentração:Não possui
Linha de Pesquisa:Não possui
Contribuidor(es):
[Orientador]Olavo Guimarães Feijó
[Membro da Banca]Márcia Borges de Albergaria
[Membro da Banca]Martha Aracy Lovisaro do Nascimento
Assunto(s):
[pt]EDUCACAO FISICA
[pt]Psicomotricidade
Local de defesa:Rio de Janeiro - RJ - BR
Data da defesa:
[pt]08/1994
[en]08/1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário