No dia
16 de Janeiro de 2013 no Campus da Universidade de Rio Verde Campus Caiapônia
aconteceu a 1º reunião do PIBID FESURV/Caiapônia do Semestre de 2013, estiveram
presentes o Professor coordenador de área Mauro Felício Barbosa Mulati, as
supervisoras Adelita Fernandes Moraes Duarte e Sueli Aparecida da Silva Castro
e os acadêmicos bolsistas: Dyego Zilmar Silva Santos, Eumar Dias Junior, Fabio
Arantes Faria, Juliana de Oliveira Moraes, Luís Carlos Helrigle, Monikelle
Ferreira Silva, e Priscila Mota Cardoso. As discussões foram sobre o planejamento
deste ano, a proposta é trabalhar quatro eixos temáticos: Cultura corporal, Atividades
rítmicas e expressão corporal, Saúde corporal, Conhecimento do corpo e suas
possibilidades motoras. Fundamentado do livro Educação Física no Ensino
Fundamental primeiro ciclo da autora Marcia Regina Grespan (2002). Em primeiro
plano discutimos sobre a motricidade com os alunos, e até mesmo com as
professoras das escolas pra que elas conheçam sobre o conteúdo e passe-o para
seus alunos. Ficou marcada uma Palestra para dia 23 de Janeiro de 2002 com as
escolas no auditório da Secretaria de Educação do Município. O tema da Palestra
será o PIBID e sua Atuação no semestre passado e a atuação no semestre que se
inicia. Outro assunto foi quanto a
fundamentação teórica do Construtivismo, foi disponibilizado um texto e no Blog
vídeo com a fala do professor João
Batista Freire, que dentro da Educação Física atua na tendência construtivista.
Também foi proposta a divisão do livro de LE BOULCH Educação Psicomotora a
psicocinética na idade escolar, cada pibidiano ficar com uma parte estudar e
trazer o conhecimento do capitulo para as reuniões. Ficamos de elaborar
pesquisa e aprender o que é pesquisa ação? Neste semestre faremos pesquisas sobre
o construtivismo, a Psicomotricidade e a Interdisciplinaridade. Todos deverão
Participar do III Encontro do PIBID que acontecerá em Dezembro em Uberaba na
UFTM com Relato de Experiência.
Há também há ideia de fazer uma reunião
nas escolas e falar há todos sobre o que é o PIBID? Qual a importância? Ficou
acertado que todos irão ler o anexo de João Batista Freire Oficinas do jogo:
ensino, pesquisa e extensão, que esta no blog. Efiocu assim a divisão do livro de
LE BOUCH Educação Psicomotora a psicocinética na idade escolar a divisão ficou
por capitulo da seguinte maneira capitulo 3- Aplicação da Psicocinética na
Escola Primáriaà Monikelle, capitulo 5- As Bases
Psicomotoras da Aprendizagem da Leitura e da Escrita à
Adelita, capitulo 6- Os Problemas Perceptivos e Espaços-Temporais Colocados
Pelo Aprendizado da leitura e da Escrita àFabio, capitulo
7-Percepção Temporal em Sala de AulaàPriscila,
capitulo 8 e 9- Programa Geral de Trabalhoà Mauro, capitulo
10- Coordenação Óculo-Manualà Eumar, capitulo 11- Ajustamento
Postural e Equilibraçãoà Juliana, capitulo 12- Coordenação
Dinâmica Geral e Aprendizagem Motoraà Fagner,
capitulo 13- Percepção do Corpo Próprio e Estrururação do Esquema Corporalà
Luiz, capitulo 14- Percepção do Espaço e Estruturação Espaço-Temporalà
Sueli, capitulo 18- A Escolha dos “Jogos com Regras”à
Fabiana, capitulo 19- A educação Psicomotora Indutiva a Partir dos Jogos com
Regrasà
Eliz, capitulo 20- Aspectos Geraisà Dyego. Sem mais
no momento, por ser verdade datamos e assinamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário