terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 6.
CEP: 70.040-020 Brasília/DF
Brasil


RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2012
PARCIAL






UNIVERSIDADE RIO VERDE
COORDENADOR DE ÁREA



Relatório de Atividades do Programa
 PIBID/FESURV CAIAPÔNIA
SUB –PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA











CAIAPÔNIA
AGO/DEZ
2012




Relatório de Atividades (  X ) Parcial  (   ) Final

1.     DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome e Sigla: FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
Endereço: Fazenda Fontes do Saber, Setor Universitário
Telefones: (064) 36112209
CNPJ:
Responsável legal da IES: Sebastião Lázaro Pereira

           
2. DADOS DA EQUIPE

2.1) Coordenador Institucional

Coordenador institucional: MARIA FLAVINA DAS GRAÇAS COSTA
CPF:
Endereço:
Endereço eletrônico:             
Telefones de contato:
Unidade Acadêmica:
Link para Curriculum Lattes:

2.2) Professores Participantes


Nome
Instituição
Função

Professor 1 Mauro Felício Barbosa Mulati
UEG
Coordenadora de Àrea Educação Física – Unidade Quirinópolis
Nome: Mauro Felício Barbosa Mulati                       CPF: 087.747.788-46

Departamento/Curso/Unidade: Educação Física/ Licenciatura em Educação Física/ Quirinópolis

Endereço residencial: Filadelfo Cruvinel, Quadra 01, Lote 18, Residencial Araguaia, Rio Verde.

CEP: 75. 909-394

Telefone:  (64)3622-6232 (64) 9641-8500

E-mail: mfmulati@gmail.com

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5711118177051467


2.3) Professores da Educação Básica Participantes do Projeto

Nome
Instituição
Função
Professora 1 ADELITA FERNANDES MORAES
Escola Municipal Ana Rosa de Jesus

Professora Supervisora do Subprojeto de Educação Física, Sub projeto Caiapônia
Professora2 SUELI APARECIDA DA SILVA CASTRO
Escola Municipal Geuza Costa Abreu
Professora Supervisora do Subprojeto de Educação Física, Sub projeto Caiapônia


3. DADOS DO PROJETO

3.1)     Dados Gerais

Título: Subprojeto de Licenciatura em: Educação Física Campus Caiapônia
Convênio ou AUXPE n.º: (quando couber)
Duração do projeto
Data de Início: Agosto 2012
Data de Término: Julho de 2013
Número de meses de vigência do projeto:
Apresentação
Um dos maiores desafios na formação de professores na área da Licenciatura e específico na área da Educação Física, está no reconhecimento do seu papel como agente da interdisciplinaridade dentro da escola de educação básica, uma vez que, apesar do reconhecimento em termos de legislação quanto ao currículo escolar, existe uma necessidade de superação de um conceito criado e alicerçado em que o professor de Educação Física não possui um preparo e uma proposta pedagógica que auxilie de forma concreta a ação interdisciplinar dentro do cotidiano escolar.
As críticas e o descrédito que acontecem dentro das unidades de ensino da educação básica, as quais partiam somente dos professores de outras disciplinas, agora tem se tornado crescente entre os alunos.
Em tempos anteriores a disciplina de Educação Física era considerada uma das melhores aulas com suas atividades dinâmicas, divertidas e que não possuía uma pressão quanto a realização de provas e grande expectativa quanto a exigência de execução de movimentos tecnicamente corretos para sua aprovação.
Esses tempos têm mudado em nosso país, bem como em nossa região. Com a chegada do desenvolvimento, as atividades de lazer são outras e as motivações para participação das aulas de Educação Física também mudaram. Essas atividades que envolvem menor exigência motora acabam sendo mais fáceis e prazerosas do que as próprias aulas de Educação Física. Outro fator que muito tem influenciado na participação das aulas é a proposta de desenvolver campeões e formar atletas que, quando não entendida pelo profissional que atua dentro da escola, acaba por gerar exclusão de grande parte dos alunos, contribuindo e muito com o abandono das práticas de exercícios físicos na idade adulta.
Situação essa que deve ser trabalhada dentro da escola e da Universidade para que os licenciandos e os professores de Educação Física da escola procurem alternativas que possibilitem aos alunos a participação e a interação com as atividades motoras, contribuindo com a sua formação crítica, criativa e autônoma dentro da sociedade.
Nessa perspectiva de superação é necessário incrementar uma ação pedagógica conjunta dentro da escola, em que os acadêmicos bolsistas através do acompanhamento pedagógico de professores, supervisores e coordenadores, envolvidos no projeto PIBID/FESURV, irão adquirir experiências e vivências de conhecimentos teórico-práticos aprendidos na Universidade, gerando assim uma reflexão sobre a intervenção planejada e seus resultados dentro do cotidiano escolar.
A intervenção dos acadêmicos bolsistas em Educação Física ocorrerá a partir da proposta pedagógica interdisciplinar, em que a base da formação psicomotora dos alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Caiapônia será a aprendizagem motora. Serão utilizados os estímulos que envolvam atividades intra e extraclasses associando conteúdos da Educação Física com os conteúdos das demais disciplinas do currículo escolar que correspondam ao ano de estudo (1º ao 9º ano) de cada aluno.
A interdisciplinaridade serve para que os envolvidos na educação promovam uma correlação harmoniosa entre os saberes, sendo capazes de contribuir para superação das dificuldades encontradas no ambiente escolar quanto às formas de ensino-aprendizagem.
A complexidade dos saberes servirá como um meio de aproximação dos alunos de ensino fundamental com o mundo também complexo. O desafio de correlacionar esses saberes de forma interdisciplinar possui como base o planejamento e organização das idéias transformadas em atividades motoras práticas que proporcionem uma resposta capaz de promover a aprendizagem e aquisição de habilidades e competências associadas ao desenvolvimento integral do ser humano.
O objetivo de estimular a aprendizagem através de atividades motoras nasce da perspectiva de produzir respostas adequadas às tarefas problemas específicas. A utilização de uma atividade motora que ao seu término consiga promover não somente uma aquisição motora, mas a aprendizagem de uma resolução Matemática e/ou de Língua Portuguesa e/ou de Ciências, ou seja, as aulas de Educação Física terão o objetivo de influenciar na aprendizagem dos alunos a partir dos conteúdos abordados dentro de sala de aula pelos professores das demais disciplinas da escola.
As respostas motoras almejadas pelas aulas de Educação Física correspondem à aquisição de habilidades motoras como parte da cultura corporal de movimento. Essas respostas somente serão adquiridas se planejadas a partir do diagnóstico do estágio de desenvolvimento motor em que se encontra cada aluno para que cada atividade motora proposta seja condizente com a idade e seja respeitado o seu desenvolvimento corporal.
Este subprojeto pretende contribuir com a formação inicial dos acadêmicos bolsistas em Educação Física e de estímulo para sua atuação na educação básica; visa proporcionar aos alunos do ensino básico uma vivência dos conteúdos da Educação Física que contribua para uma compreensão de sua cultura corporal de movimento; promover a apropriação de um conhecimento gerador de criatividade, criticidade e poder de reflexão sobre a participação nas aulas de Educação Física e suas escolhas futuras com relação à prática de exercícios físicos; influenciar e estimular a aprendizagem a partir da interdisciplinaridade; contribuir para formação continuada dos professores de formação em serviço nas escolas; realizar a aproximação e interação entre a escola e a Universidade; e desenvolver propostas pedagógicas que viabilizem uma interação entre o desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial dos alunos das escolas municipais de Caiapônia.
As atividades motoras associados ao conteúdo das outras disciplinas curriculares da escola aos conteúdos da Educação Física (lutas, ginástica, esporte, dança) pretende-se fomentar atividades que promovam uma melhor aprendizagem dos conteúdos ensinados dentro de sala pelas demais disciplinas e de vivenciarem de forma crítica, criativa e autônoma as experiências psicomotoras propostas.
Palavras chave (até seis)
Psicomotricidade, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Construtivismo.

3.2)     Licenciaturas/subprojetos/Programas de Pós-Graduação envolvidos
Caixa de texto: Licenciatura (nome) Número de alunos participantes
Subprojeto de Educação Física – Campus Caiapônia 10
3.3) Escolas Participantes
Caixa de texto: Nome da escola IDEB  Número de alunos na escola Número de alunos envolvidos no projeto
Escola Municipal Geuza Costa Abreu -  Gestora: Neidimar da Costa Reis 4,8 420 150
 
Nome da escola IDEB  Número de alunos na escola Número de alunos envolvidos no projeto
Escola Municipal Ana Rosa de Jesus - Gestora: Dária Aparecida de Jesus Carvalho
 5,3 270 100


 

 


4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS

Indicador da atividade
Objetivo da atividade
Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)
Resultados alcançados
1.
Conhecer e analisar os documentos de planejamento que cooperam para organização pedagógica da escola e de cada disciplina para elaboração da proposta interdisciplinar.
Em Agosto de 2012, o coordenador e os bolsistas acadêmicos realizaram um estudo sobre o PPC das escolas Municipais.
Percebeu-se que as escolas tem no construtivismo sua forma de atuação Metodológica.
2.
Vivenciar e explorar o ambiente escolar em que está sendo inserido para criação de formas diversificadas de atuação pedagógica nas aulas de Educação Física que atendam as necessidades de ensino aprendizagem local.

Os acadêmicos bolsistas juntamente com o coordenador e supervisoras, realizaram visitas técnicas no mês de Agosto para vivenciar a escolas e a partir de tais construírem a Didática adequada ao ensino da Educação Física que serviu de apoio aos eixos temáticos Língua Portuguesa e matemática de forma interdisciplinar. (Agosto/Dezembro)
Percebeu-se logo nos primeiros meses de atuação que a educação física foi tida como “nova” diferente, com proposta educacional, mas sem perder a sua essência, a motricidade, com uma abordagem Desenvolvimentista.
3.
Participar de forma efetiva da elaboração de práticas pedagógicas interdisciplinares de intervenção a partir dos conteúdos apresentado no projeto pedagógico da escola.
A Partir de dos Eixos temáticos das turmas de 1º ao 5º ano (Língua Portuguesa e Matemática) foram implementadas aulas interdisciplinares com o auxílio da Psicomotricidade e a linha desenvolvimentista. (Agosto/Dezembro)
Os acadêmicos bolsistas, logo perceberam que alguns alunos não sabiam ler e realizar operações matemáticas simples. Porém outros tantos alunos conseguiram produzir textos. Houve uma diferenciação entre as escolas uma vez que os 10 bolssitas atuam em ambas as escolas. Objetivos Procedimental, atitudinal e conceitual.
4.
Realizar pesquisas que favoreçam o conhecimento da realidade escolar (social, familiar, aprendizagem, desenvolvimento motor) e a compreensão do caráter permanente da busca de conhecimento para formação e atuação profissional de docentes.
Em Setembro houve uma palestra com o Prof. Dr. Luiz Delmar da Costa Lima.
Tema: Aspectos da Motricidade

Aprendeu-se mais sobre a motricidade.


5.
Participar das reuniões de Planejamento, Conselho Escolar, Conselho de Classe, de Trabalhos Coletivos, Pedagógicas e de Pais.
Não houve reuniões no período de Agosto a Dezembro
Participação do Planejamento escolar em Janeiro, estabelecimento do Conteúdo da Educação Física através de uma linha desenvolvimentista. Go Tani  e Grespan.
6.
Explorar as possibilidades dos recursos das novas tecnologias como instrumento de ampliação da aprendizagem e estudar a viabilização de utilização ou adaptação de recursos didáticos compatíveis.
Após a elaboração das aulas práticas construía-se os recursos didáticos, necessários ao bom andamento das aulas. Este material será explorado quando do encontro do PIBID FESURV em maio através de oficinas pedagógicas.
Este material será transformado no futuro em livro didático. Especialmente visando os objetivos: Procedimental, atitudinal e conceitual.





7.
Participar de grupos de estudos sobre conteúdos e temas problemas identificados nas pesquisas, com objetivo de criar e programar projetos de intervenção que contribuam para a superação dos problemas encontrados e para sua formação profissional.
Ao longo do semestre de Ago/Dez, alguns problemas foram detectados:
  • Falta de participação do professor da sala de aula com a motricidade;
  • Falta de compreensão sobre a interdisciplinaridade;
  • Afastamento de alunos das aulas de Educação Física por mau comportamento;
  • Corpo ausente da sala de aula.
Em Janeiro ao longo da Semana do Planejamento, pretende-se elaborar um momento de reflexão sobre a interdisciplinaridade, motricidade, possibilidade de utilização dos jogos e brincadeiras como forma de aprendizagem saindo do tradicional aluno sentado e em silêncio.


8.
Viabilizar o mapeamento inicial das escolas selecionadas, conforme roteiro pré-estabelecido em reunião com o coordenador e o supervisor.
Em Dezembro durante o período de matricula para o ano letivo de 2013 entregou-se um questionário sócio econômico as famílias, estes dados serão analisados a partir de Janeiro de 2013.
Espera-se conhecer um pouco mais da família dos alunos.

9.
Participar dos eventos internos promovidos pelas escolas, contribuindo no planejamento e organização das atividades propostas e promovendo a interdisciplinaridade.
Em Setembro os acadêmicos Bolsistas Participaram do desfile 7 de Setembro promovido pela Prefeitura Municipal de Caiapônia.
Organização e gerenciamento de uma evento Festivo.
10.
Verificar a forma de abordagem metodológica entre a teoria e a prática nas aulas de Educação Física e relacionar as práticas pedagógicas de sala de aula com as aulas extraclasse, desenvolvendo uma análise crítica sobre a relação de ensino teórico-prático.
A abordagem didática escolhida para as aulas práticas foi a linha desenvolvimentista e a interdisciplinaridade apoiando os eixos temáticos Língua Portuguesa e Matemática
Houve um ganho muito grande no sentido de aceitação das aulas de Educação Física não serem um “rola bola”.
11.
Desenvolver e/ou aprimorar metodologias que forneçam uma maior assimilação dos conteúdos intraclasses a partir de atividades psicomotoras extraclasses, promovendo uma melhora no ensino aprendizagem interdisciplinar.
Foram elaboradas aulas com enfoque nos eixos Temáticos da Língua Portuguesa e Matemática. A educação Física serviu de apoio para a expectativa de aprendizagem.
Objetivos Atitudinais, procedimentais e conceituais conforme prega Darido.
Houve aulas com enfoque conceitual (expectativa de aprendizagem), procedimental (motricidade) Atitudinal (Mudança de comportamento).
12.
Registrar diariamente e individualmente as observações e participações nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, para produção de um relatório mensal.
Todos os dias os acadêmicos bolsistas são estimulados a criarem seu plano de aula e realizar um diário de bordo das ações desenvolvidas.
Estabeleceu-se um processo de reflexão antes da ação, sobre a ação e após a ação.
13.
Participar de reunião bimestral na Universidade, com os coordenadores de áreas e supervisores bolsistas para reflexão, consolidação e socialização dos trabalhos realizados, a partir das atas das escolas, para replanejamento do estudo, resultando em relatório parcial do subprojeto de Educação Física.
Entre Agosto e Dezembro de 2012, houve reuniões semanais com os acadêmicos bolsistas e quinzenais com as supervisoras. E duas reuniões bimestrais com uma reunião com as Gestoras Institucionais. 
Um debate sobre as ações do PIBID troca de experiência, tomada de decisão, retomada de percurso, as reuniões serviram para aprimorar o contato de todos e criar uma equipe participativa.

14.
Elaborar artigos para apresentação em congressos e eventos, relativos às pesquisas realizadas a partir de testes de aprendizagem psicomotora interdisciplinar.



As participações geraram muitas discussões, e, a integração com outros Pibidianos se vez muito importante, uma vez que, se potencializa o trabalho no Brasil, se percebe parte de um importante instrumento de melhoria das Licenciaturas e do ser professor. Percebe-se elemento do processo que é o PIBID.
15.
Criação de um blog para divulgação das produções do grupo;
pibidfesurv.blogspot.com.br
Facilitou o acesso e comunicação das informações.


6. DESCRIÇÃO DE IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA; PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS PARTICIPANTES

Os bolsistas se sentem mais seguros, quanto a docência, perceberam seus avanços e discutem suas dificuldades, notaram a diferença existente entre o estágio e o PIBID, um assiste aula, o outro vive a escola e seus problemas seu cotidiano.
Houve um processo de reflexão sobre a prática docente, e a iniciação a docência, os licenciandos conseguiram se perceber enquanto docente e começaram a esboçar uma identidade profissional docente, estão em processo de se perceber responsável pela educação e conseguiram neutralizar uma cultura impregnada na Educação Física, do “rola bola”.
A iniciação à docência esta acontecendo pelo processo de aproximação da escola, seus problemas e suas possibilidades e suas dificuldades: Na visão das Diretoras e Professoras:
¢  As representações iniciais das diretoras e professoras apontam que a escola é uma instituição que prepara, ministra ensino coletivo, é um espaço organizado que visa o ensino e a aprendizagem e local de transmissão, onde se cria laços de amizade em um ambiente alegre, e, forma cidadãos competentes.
¢  Quanto a sua escola as diretoras e professoras entenderam que esta, trabalha e produz alunos para o sucesso, com o futuro garantido, trabalha em equipe, é aberta a comunidade, que busca a formação de um cidadão crítico, atuando com diferentes opiniões, e, com pessoas participativas e comprometidas, produzindo assim, um aprendizado com significado.
¢  Quanto à interdisciplinaridade o PIBID auxiliou efetivamente no processo pedagógico, sendo visto como uma extensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
¢  A educação física foi vista enquanto disciplina como inovadora, diferenciada e contextualizada. Porém algumas professoras visualizaram os pibidianos enquanto estagiários.
Na visão dos Acadêmicos Bolsistas O PIBID tem sido:
Ser Pibidiana é ter contato mais profundo com a realidade da escola, vivenciar este universo complicado, a escola. As dificuldades foram o primeiro contato com os alunos, os materiais escassos, e a realidade de duas escolas. As possibilidades são o contato com os alunos que é enriquecedor, e, maior contato com o ambiente escolar;
O PIBID é com certeza uma evolução, de melhoria e mudança positiva na educação, o programa da oportunidade de mudar a visão de educação e poder mudar, influenciar na forma de ensinar. Ser Pibidiano é ter contato mais profundo com a realidade da escola, vivenciar este universo complicado, a escola. As dificuldades foram o primeiro contato com os alunos, os materiais escassos, e a realidade de duas escolas. As possibilidades são o contato com os alunos enriquecedor, maior contato com o ambiente escolar.
 O Processo de transformação de docente para formadora tem permitido as supervisoras se verem da seguinte forma:
As considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no início do Programa, quanto à necessidade inicial foi a de pesquisar, conhecer melhor os Pibidinos. A respeito das possibilidades surgiram: a melhora da prática pedagógica, a contribuição para com a sala de aula, a formação continuada como o mestrado, e, à proposta de uma Educação Física inovadora.
As considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no início do Programa, pouco conhecimento sobre as metodologias da área da Educação Física e pouca noção de intervenção. Quanto às necessidades iniciais foi de aprender e colocar em prática os conhecimentos, e a respeito das possibilidades surgiram: a troca de experiência, a integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, aprender uma Educação Física diferenciada, e, crescimento enquanto professora e supervisora. 



7. CONTRIBUIÇÕES PARA AS LICENCIATURAS DA IES

As atividades realizadas provocaram diferença qualitativa no desempenho acadêmico dos alunos bolsistas de iniciação à docência. Pois os mesmos, relatam a particularidade do ser docente e se encontram no estágio da reflexão de suas ações, fazendo inferências, comparações, análises das situações que cercam a escola, e sua prática.
As atividades realizadas pelos bolsistas são integradas ao currículo das licenciaturas e, ao mesmo tempo, atendem as demandas das escolas básicas promovendo uma interlocução entre os estudos teóricos desenvolvidos nos cursos e as questões práticas colocadas pelas escolas de educação básica.
A ação docente tem promovido uma discussão constante entre os professores da licenciatura em Educação Física, mas de modo geral, dentro das escolas os bolsistas são estimulados pelos alunos para uma prática de ensino e para o trabalho pedagógico de sala de aula, com muito mais objetividade e clareza.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS

Enquanto coordenador de área tivemos duas preocupações:
A primeira em relação ao suporte as supervisoras por entender que estas não estavam preparadas para o processo de Formação, mas que agora conseguem se perceber formadoras, atentas e preocupadas com o trabalho de supervisão.
E a segunda preocupação foi no auxílio aos acadêmicos bolsistas na mudança de cultura. Cultura adquirida a muito tempo pela educação física de uma disciplina de “rola bola” para uma Educação Física constitutiva de processos de aprendizagem motora e educacional, que visa objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais.
O PIBID é uma possibilidade real e ideal de se colocar os Licenciandos no mundo da escola, o contato com a docência participando da escola, em seus detalhes e objetivos tem promovido muitos avanços.
As relações: docente, sala de aula, processo de ensino-aprendizagem, didática de aprendizagem, tem sido oferecida pelo Programa.
Um aspecto que merece maior preocupação por nossa parte é a interdisciplinaridade, pois, ainda existem professores que participam pouco e estão muito mais preocupados com o seu conteúdo e pouco a vontade para trabalhar interdisciplinar.

Quirinópolis, 17de Dezembro de 2012


                                                 (Nome e assinatura)
Responsável pelo projeto (coordenador institucional)

Pró-Reitor de Graduação (PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA) ou de Pós-Graduação e Pesquisa (Observatório da Educação)

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