|
Ministério da Educação
Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Setor
Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 6.
CEP: 70.040-020 Brasília/DF
Brasil
|
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2012
PARCIAL
UNIVERSIDADE RIO VERDE
COORDENADOR DE ÁREA
Relatório de
Atividades do Programa
PIBID/FESURV CAIAPÔNIA
SUB –PROJETO EDUCAÇÃO
FÍSICA
CAIAPÔNIA
AGO/DEZ
2012
Relatório de Atividades ( X
) Parcial ( ) Final
1.
DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome e Sigla: FESURV
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
|
Endereço: Fazenda Fontes do
Saber, Setor Universitário
|
Telefones: (064) 36112209
|
CNPJ:
|
Responsável legal da IES: Sebastião
Lázaro Pereira
|
|
2. DADOS DA EQUIPE
2.1)
Coordenador Institucional
Coordenador institucional: MARIA FLAVINA DAS
GRAÇAS COSTA
|
CPF:
|
Endereço:
|
Endereço eletrônico:
|
Telefones de contato:
|
Unidade Acadêmica:
|
Link para Curriculum Lattes:
|
2.2)
Professores Participantes
Nome
|
Instituição
|
Função
|
||
Professor 1 Mauro Felício Barbosa Mulati
|
UEG
|
Coordenadora
de Àrea Educação Física – Unidade Quirinópolis
|
||
Nome: Mauro Felício
Barbosa Mulati
CPF: 087.747.788-46
|
||||
Departamento/Curso/Unidade:
Educação Física/ Licenciatura em Educação Física/ Quirinópolis
|
||||
Endereço
residencial: Filadelfo Cruvinel, Quadra 01, Lote 18, Residencial Araguaia,
Rio Verde.
|
||||
CEP: 75. 909-394
|
||||
Telefone: (64)3622-6232 (64) 9641-8500
|
||||
E-mail:
mfmulati@gmail.com
|
||||
Link para o
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5711118177051467
|
||||
2.3)
Professores da Educação Básica Participantes do Projeto
Nome
|
Instituição
|
Função
|
Professora 1 ADELITA FERNANDES MORAES
|
Escola
Municipal Ana Rosa de Jesus |
Professora
Supervisora do Subprojeto de Educação Física, Sub projeto Caiapônia
|
Professora2 SUELI APARECIDA DA SILVA CASTRO
|
Escola
Municipal Geuza Costa Abreu
|
Professora
Supervisora do Subprojeto de Educação Física, Sub projeto Caiapônia
|
3. DADOS DO PROJETO
3.1) Dados Gerais
Título: Subprojeto de
Licenciatura em: Educação
Física Campus Caiapônia
|
|
Convênio ou AUXPE n.º: (quando
couber)
|
|
Duração do projeto
|
|
Data de Início: Agosto 2012
|
Data de Término: Julho de 2013
|
Número de meses de vigência do
projeto:
|
|
Apresentação
Um
dos maiores desafios na formação de professores na área da Licenciatura e
específico na área da Educação Física, está no reconhecimento do seu papel
como agente da interdisciplinaridade dentro da escola de educação básica, uma
vez que, apesar do reconhecimento em termos de legislação quanto ao currículo
escolar, existe uma necessidade de superação de um conceito criado e
alicerçado em que o professor de Educação Física não possui um preparo e uma
proposta pedagógica que auxilie de forma concreta a ação interdisciplinar
dentro do cotidiano escolar.
As
críticas e o descrédito que acontecem dentro das unidades de ensino da
educação básica, as quais partiam somente dos professores de outras
disciplinas, agora tem se tornado crescente entre os alunos.
Em
tempos anteriores a disciplina de Educação Física era considerada uma das
melhores aulas com suas atividades dinâmicas, divertidas e que não possuía
uma pressão quanto a realização de provas e grande expectativa quanto a
exigência de execução de movimentos tecnicamente corretos para sua aprovação.
Esses
tempos têm mudado em nosso país, bem como em nossa região. Com a chegada do
desenvolvimento, as atividades de lazer são outras e as motivações para
participação das aulas de Educação Física também mudaram. Essas atividades
que envolvem menor exigência motora acabam sendo mais fáceis e prazerosas do
que as próprias aulas de Educação Física. Outro fator que muito tem
influenciado na participação das aulas é a proposta de desenvolver campeões e
formar atletas que, quando não entendida pelo profissional que atua dentro da
escola, acaba por gerar exclusão de grande parte dos alunos, contribuindo e
muito com o abandono das práticas de exercícios físicos na idade adulta.
Situação
essa que deve ser trabalhada dentro da escola e da Universidade para que os
licenciandos e os professores de Educação Física da escola procurem
alternativas que possibilitem aos alunos a participação e a interação com as
atividades motoras, contribuindo com a sua formação crítica, criativa e
autônoma dentro da sociedade.
Nessa
perspectiva de superação é necessário incrementar uma ação pedagógica
conjunta dentro da escola, em que os acadêmicos bolsistas através do
acompanhamento pedagógico de professores, supervisores e coordenadores,
envolvidos no projeto PIBID/FESURV, irão adquirir experiências e vivências de
conhecimentos teórico-práticos aprendidos na Universidade, gerando assim uma
reflexão sobre a intervenção planejada e seus resultados dentro do cotidiano
escolar.
A
intervenção dos acadêmicos bolsistas em Educação Física ocorrerá a partir da
proposta pedagógica interdisciplinar, em que a base da formação psicomotora
dos alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Caiapônia será a
aprendizagem motora. Serão utilizados os estímulos que envolvam atividades
intra e extraclasses associando conteúdos da Educação Física com os conteúdos
das demais disciplinas do currículo escolar que correspondam ao ano de estudo
(1º ao 9º ano) de cada aluno.
A
interdisciplinaridade serve para que os envolvidos na educação promovam uma
correlação harmoniosa entre os saberes, sendo capazes de contribuir para
superação das dificuldades encontradas no ambiente escolar quanto às formas
de ensino-aprendizagem.
A
complexidade dos saberes servirá como um meio de aproximação dos alunos de
ensino fundamental com o mundo também complexo. O desafio de correlacionar
esses saberes de forma interdisciplinar possui como base o planejamento e
organização das idéias transformadas em atividades motoras práticas que
proporcionem uma resposta capaz de promover a aprendizagem e aquisição de
habilidades e competências associadas ao desenvolvimento integral do ser
humano.
O
objetivo de estimular a aprendizagem através de atividades motoras nasce da
perspectiva de produzir respostas adequadas às tarefas problemas específicas.
A utilização de uma atividade motora que ao seu término consiga promover não
somente uma aquisição motora, mas a aprendizagem de uma resolução Matemática
e/ou de Língua Portuguesa e/ou de Ciências, ou seja, as aulas de Educação
Física terão o objetivo de influenciar na aprendizagem dos alunos a partir
dos conteúdos abordados dentro de sala de aula pelos professores das demais
disciplinas da escola.
As respostas motoras almejadas pelas aulas
de Educação Física correspondem à aquisição de habilidades motoras como parte
da cultura corporal de movimento. Essas respostas somente serão adquiridas se
planejadas a partir do diagnóstico do estágio de desenvolvimento motor em que
se encontra cada aluno para que cada atividade motora proposta seja
condizente com a idade e seja respeitado o seu desenvolvimento corporal.
Este subprojeto pretende contribuir com a
formação inicial dos acadêmicos bolsistas em Educação Física e de estímulo
para sua atuação na educação básica; visa proporcionar aos alunos do ensino
básico uma vivência dos conteúdos da Educação Física que contribua para uma
compreensão de sua cultura corporal de movimento; promover a apropriação de
um conhecimento gerador de criatividade, criticidade e poder de reflexão
sobre a participação nas aulas de Educação Física e suas escolhas futuras com
relação à prática de exercícios físicos; influenciar e estimular a
aprendizagem a partir da interdisciplinaridade; contribuir para formação
continuada dos professores de formação em serviço nas escolas; realizar a
aproximação e interação entre a escola e a Universidade; e desenvolver
propostas pedagógicas que viabilizem uma interação entre o desenvolvimento
motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial dos alunos
das escolas municipais de Caiapônia.
As atividades motoras associados ao conteúdo
das outras disciplinas curriculares da escola aos conteúdos da Educação
Física (lutas, ginástica, esporte, dança) pretende-se fomentar atividades que
promovam uma melhor aprendizagem dos conteúdos ensinados dentro de sala pelas
demais disciplinas e de vivenciarem de forma crítica, criativa e autônoma as
experiências psicomotoras propostas.
|
|
Palavras chave (até seis)
Psicomotricidade,
Interdisciplinaridade, Educação Básica, Construtivismo.
|
3.2) Licenciaturas/subprojetos/Programas de
Pós-Graduação envolvidos
3.3) Escolas Participantes
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS
Indicador da
atividade
|
Objetivo da atividade
|
Descrição
sucinta da atividade (inserir início e período de realização)
|
Resultados
alcançados
|
1.
|
Conhecer e analisar os documentos de
planejamento que cooperam para organização pedagógica da escola e de cada
disciplina para elaboração da proposta interdisciplinar.
|
Em Agosto de 2012,
o coordenador e os bolsistas acadêmicos realizaram um estudo sobre o PPC das escolas
Municipais.
|
Percebeu-se
que as escolas tem no construtivismo sua forma de atuação Metodológica.
|
2.
|
Vivenciar e explorar o ambiente escolar em que
está sendo inserido para criação de formas diversificadas de atuação
pedagógica nas aulas de Educação Física que atendam as necessidades de ensino
aprendizagem local.
|
Os acadêmicos
bolsistas juntamente com o coordenador e supervisoras, realizaram visitas
técnicas no mês de Agosto para vivenciar a escolas e a partir de tais
construírem a Didática adequada ao ensino da Educação Física que serviu de
apoio aos eixos temáticos Língua Portuguesa e matemática de forma
interdisciplinar. (Agosto/Dezembro)
|
Percebeu-se
logo nos primeiros meses de atuação que a educação física foi tida como
“nova” diferente, com proposta educacional, mas sem perder a sua essência, a
motricidade, com uma abordagem Desenvolvimentista.
|
3.
|
Participar de forma efetiva da elaboração de
práticas pedagógicas interdisciplinares de intervenção a partir dos conteúdos
apresentado no projeto pedagógico da escola.
|
A Partir de dos Eixos temáticos das turmas de 1º ao 5º ano
(Língua Portuguesa e Matemática) foram implementadas aulas interdisciplinares
com o auxílio da Psicomotricidade e a linha desenvolvimentista.
(Agosto/Dezembro)
|
Os acadêmicos bolsistas, logo perceberam que alguns alunos não
sabiam ler e realizar operações matemáticas simples. Porém outros tantos
alunos conseguiram produzir textos. Houve uma diferenciação entre as escolas
uma vez que os 10 bolssitas atuam em ambas as escolas. Objetivos
Procedimental, atitudinal e conceitual.
|
4.
|
Realizar pesquisas que favoreçam o conhecimento da
realidade escolar (social, familiar, aprendizagem, desenvolvimento motor) e a
compreensão do caráter permanente da busca de conhecimento para formação e
atuação profissional de docentes.
|
Em Setembro houve uma palestra com o Prof. Dr. Luiz Delmar da
Costa Lima.
Tema: Aspectos da Motricidade
|
Aprendeu-se mais sobre a motricidade.
|
5.
|
Participar das reuniões de Planejamento,
Conselho Escolar, Conselho de Classe, de Trabalhos Coletivos, Pedagógicas e
de Pais.
|
Não houve reuniões no período de Agosto a Dezembro
|
Participação do Planejamento escolar em Janeiro, estabelecimento
do Conteúdo da Educação Física através de uma linha desenvolvimentista. Go
Tani e Grespan.
|
6.
|
Explorar as possibilidades dos recursos das novas tecnologias como instrumento de ampliação da aprendizagem e estudar a viabilização de utilização ou adaptação de recursos didáticos compatíveis.
|
Após a elaboração das aulas práticas construía-se os recursos
didáticos, necessários ao bom andamento das aulas. Este material será
explorado quando do encontro do PIBID FESURV em maio através de oficinas
pedagógicas.
|
Este material será transformado no futuro em livro didático.
Especialmente visando os objetivos: Procedimental, atitudinal e conceitual.
|
7.
|
Participar de grupos de estudos sobre conteúdos e
temas problemas identificados nas pesquisas, com objetivo de criar e programar
projetos de intervenção que contribuam para a superação dos problemas
encontrados e para sua formação profissional.
|
Ao longo do
semestre de Ago/Dez, alguns problemas foram detectados:
|
Em Janeiro ao longo da Semana do Planejamento, pretende-se
elaborar um momento de reflexão sobre a interdisciplinaridade, motricidade,
possibilidade de utilização dos jogos e brincadeiras como forma de
aprendizagem saindo do tradicional aluno sentado e em silêncio.
|
8.
|
Viabilizar
o mapeamento inicial das escolas selecionadas, conforme roteiro
pré-estabelecido em reunião com o coordenador e o supervisor.
|
Em Dezembro durante o
período de matricula para o ano letivo de 2013 entregou-se um questionário
sócio econômico as famílias, estes dados serão analisados a partir de Janeiro
de 2013.
|
Espera-se conhecer um pouco mais da família dos alunos.
|
9.
|
Participar
dos eventos internos promovidos pelas escolas, contribuindo no planejamento e
organização das atividades propostas e promovendo a interdisciplinaridade.
|
Em Setembro os acadêmicos Bolsistas
Participaram do desfile 7 de Setembro promovido pela Prefeitura Municipal de
Caiapônia.
|
Organização e gerenciamento de uma evento Festivo.
|
10.
|
Verificar a forma de abordagem
metodológica entre a teoria e a prática nas aulas de Educação Física e
relacionar as práticas pedagógicas de sala de aula com as aulas extraclasse,
desenvolvendo uma análise crítica sobre a relação de ensino teórico-prático.
|
A abordagem didática escolhida para as
aulas práticas foi a linha desenvolvimentista e a interdisciplinaridade
apoiando os eixos temáticos Língua Portuguesa e Matemática
|
Houve um ganho muito grande no sentido de aceitação das aulas de
Educação Física não serem um “rola bola”.
|
11.
|
Desenvolver e/ou aprimorar
metodologias que forneçam uma maior assimilação dos conteúdos intraclasses a
partir de atividades psicomotoras extraclasses, promovendo uma melhora no
ensino aprendizagem interdisciplinar.
|
Foram elaboradas
aulas com enfoque nos eixos Temáticos da Língua Portuguesa e Matemática. A
educação Física serviu de apoio para a expectativa de aprendizagem.
Objetivos Atitudinais, procedimentais
e conceituais conforme prega Darido.
|
Houve aulas com enfoque conceitual (expectativa de
aprendizagem), procedimental (motricidade) Atitudinal (Mudança de
comportamento).
|
12.
|
Registrar
diariamente e individualmente as observações e participações nas atividades
desenvolvidas no ambiente escolar, para produção de um relatório mensal.
|
Todos os dias os acadêmicos bolsistas são
estimulados a criarem seu plano de aula e realizar um diário de bordo das
ações desenvolvidas.
|
Estabeleceu-se um processo de reflexão antes da ação, sobre a
ação e após a ação.
|
13.
|
Participar
de reunião bimestral na Universidade, com os coordenadores de áreas e
supervisores bolsistas para reflexão, consolidação e socialização dos
trabalhos realizados, a partir das atas das escolas, para replanejamento do
estudo, resultando em relatório parcial do subprojeto de Educação Física.
|
Entre Agosto e Dezembro de 2012, houve
reuniões semanais com os acadêmicos bolsistas e quinzenais com as
supervisoras. E duas reuniões bimestrais com uma reunião com as Gestoras
Institucionais.
|
Um debate sobre as ações do PIBID troca de experiência, tomada
de decisão, retomada de percurso, as reuniões serviram para aprimorar o
contato de todos e criar uma equipe participativa.
|
14.
|
Elaborar
artigos para apresentação em congressos e eventos, relativos às pesquisas
realizadas a partir de testes de aprendizagem psicomotora interdisciplinar.
|
|
As participações geraram muitas discussões, e, a integração com
outros Pibidianos se vez muito importante, uma vez que, se potencializa o
trabalho no Brasil, se percebe parte de um importante instrumento de melhoria
das Licenciaturas e do ser professor. Percebe-se elemento do processo que é o
PIBID.
|
15.
|
Criação
de um blog para divulgação das produções do grupo;
|
pibidfesurv.blogspot.com.br
|
Facilitou o acesso e comunicação das informações.
|
6. DESCRIÇÃO DE
IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES;
LICENCIATURAS ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA; PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS
PARTICIPANTES
Os bolsistas se sentem mais
seguros, quanto a docência, perceberam seus avanços e discutem suas
dificuldades, notaram a diferença existente entre o estágio e o PIBID, um
assiste aula, o outro vive a escola e seus problemas seu cotidiano.
Houve um processo de reflexão sobre a
prática docente, e a iniciação a docência, os licenciandos conseguiram se
perceber enquanto docente e começaram a esboçar uma identidade profissional
docente, estão em processo de se perceber responsável pela educação e
conseguiram neutralizar uma cultura impregnada na Educação Física, do “rola
bola”.
A iniciação à docência esta acontecendo
pelo processo de aproximação da escola, seus problemas e suas possibilidades
e suas dificuldades: Na visão das Diretoras e Professoras:
¢ As
representações iniciais das diretoras e professoras apontam que a escola é
uma instituição que prepara, ministra ensino coletivo, é um espaço organizado
que visa o ensino e a aprendizagem e local de transmissão, onde se cria laços
de amizade em um ambiente alegre, e, forma cidadãos competentes.
¢ Quanto
a sua escola as diretoras e professoras entenderam que esta, trabalha e
produz alunos para o sucesso, com o futuro garantido, trabalha em equipe, é
aberta a comunidade, que busca a formação de um cidadão crítico, atuando com
diferentes opiniões, e, com pessoas participativas e comprometidas, produzindo
assim, um aprendizado com significado.
¢ Quanto
à interdisciplinaridade o PIBID auxiliou efetivamente no processo pedagógico,
sendo visto como uma extensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
¢ A
educação física foi vista enquanto disciplina como inovadora, diferenciada e
contextualizada. Porém algumas professoras visualizaram os pibidianos
enquanto estagiários.
Na
visão dos Acadêmicos Bolsistas O PIBID tem sido:
Ser Pibidiana é ter contato mais profundo com a
realidade da escola, vivenciar este universo complicado, a escola. As
dificuldades foram o primeiro contato com os alunos, os materiais escassos, e
a realidade de duas escolas. As possibilidades são o contato com os alunos
que é enriquecedor, e, maior contato com o ambiente escolar;
O
PIBID é com certeza uma evolução, de melhoria e mudança positiva na educação,
o programa da oportunidade de mudar a visão de educação e poder mudar,
influenciar na forma de ensinar. Ser Pibidiano é ter contato mais profundo
com a realidade da escola, vivenciar este universo complicado, a escola. As
dificuldades foram o primeiro contato com os alunos, os materiais escassos, e
a realidade de duas escolas. As possibilidades são o contato com os alunos
enriquecedor, maior contato com o ambiente escolar.
O
Processo de transformação de docente para formadora tem permitido as
supervisoras se verem da seguinte forma:
As
considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no
início do Programa, quanto à necessidade inicial foi a de pesquisar, conhecer
melhor os Pibidinos. A respeito das possibilidades surgiram: a melhora da
prática pedagógica, a contribuição para com a sala de aula, a formação
continuada como o mestrado, e, à proposta de uma Educação Física inovadora.
As
considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no
início do Programa, pouco conhecimento sobre as metodologias da área da
Educação Física e pouca noção de intervenção. Quanto às necessidades iniciais
foi de aprender e colocar em prática os conhecimentos, e a respeito das
possibilidades surgiram: a troca de experiência, a integração entre o Ensino
Superior e a Educação Básica, aprender uma Educação Física diferenciada, e,
crescimento enquanto professora e supervisora.
|
7. CONTRIBUIÇÕES PARA AS LICENCIATURAS DA
IES
As atividades realizadas provocaram
diferença qualitativa no desempenho acadêmico dos alunos bolsistas de
iniciação à docência. Pois os mesmos, relatam a particularidade do ser
docente e se encontram no estágio da reflexão de suas ações, fazendo inferências,
comparações, análises das situações que cercam a escola, e sua prática.
As atividades realizadas pelos bolsistas
são integradas ao currículo das licenciaturas e, ao mesmo tempo, atendem as
demandas das escolas básicas promovendo uma interlocução entre os estudos
teóricos desenvolvidos nos cursos e as questões práticas colocadas pelas
escolas de educação básica.
A ação docente tem promovido uma discussão
constante entre os professores da licenciatura em Educação Física, mas de
modo geral, dentro das escolas os bolsistas são estimulados pelos alunos para
uma prática de ensino e para o trabalho pedagógico de sala de aula, com muito
mais objetividade e clareza.
|
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS
Enquanto
coordenador de área tivemos duas preocupações:
A
primeira em relação ao suporte as supervisoras por entender que estas não estavam
preparadas para o processo de Formação, mas que agora conseguem se perceber
formadoras, atentas e preocupadas com o trabalho de supervisão.
E
a segunda preocupação foi no auxílio aos acadêmicos bolsistas na mudança de
cultura. Cultura adquirida a muito tempo pela educação física de uma
disciplina de “rola bola” para uma Educação Física constitutiva de processos
de aprendizagem motora e educacional, que visa objetivos procedimentais,
conceituais e atitudinais.
O
PIBID é uma possibilidade real e ideal de se colocar os Licenciandos no mundo
da escola, o contato com a docência participando da escola, em seus detalhes
e objetivos tem promovido muitos avanços.
As
relações: docente, sala de aula, processo de ensino-aprendizagem, didática de
aprendizagem, tem sido oferecida pelo Programa.
Um
aspecto que merece maior preocupação por nossa parte é a
interdisciplinaridade, pois, ainda existem professores que participam pouco e
estão muito mais preocupados com o seu conteúdo e pouco a vontade para
trabalhar interdisciplinar.
|
Quirinópolis,
17de Dezembro de 2012
(Nome e assinatura)
|
|
Responsável
pelo projeto (coordenador institucional)
|
Pró-Reitor de Graduação (PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA) ou
de Pós-Graduação e Pesquisa (Observatório da Educação)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário