quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


O QUE PENSAM OS ALFABETIZADORES SOBRE A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA?
MACHADO,  Laêda Bezerra – UFPE
GT: Psicologia da Educação / n.20
Agência Financiadora:  Não contou com financiamento.
Introdução
O fracasso escolar durante o processo de alfabetização foi sempre um dos maiores problemas educacionais com os quais convivemos. Até a década de oitenta pesquisas e práticas pedagógicas nessa área orientavam-se pela abordagem tradicional, cujo eixo central é a valorização do método. Nessa abordagem, ler e escrever são habilidades mecânicas adquiridas mediante o treino e a decifração de códigos. Para Soares (1985), na abordagem tradicional, alfabetizar-se significa codificar língua oral em língua escrita (escrita) e decodificar língua escrita em língua oral (leitura).  Até o final da década de oitenta a preocupação com o método, a melhor forma de ensinar é tão notória que, segundo Soares (1989), durante quase trinta anos, as pesquisas realizadas em alfabetização no Brasil reduziram-se, quase que exclusivamente, a enfocar o tema método. O “como alfabetizar” era, portanto, a questão principal na produção científica no campo da alfabetização.  
Leia o texto completo
http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt20/t209.pdf  

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