O processo de supervisão: da docência ao papel de formadora a trajetória de uma supervisora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.
Sueli
Universidade de Rio Verde/Campus Caiapônia
e-mail: sueliapsilva.cpa.gmail.com
CAPES/PIBID
Linha Temática: Ciências Humanas
O processo de supervisão é um momento de muitas descobertas, com dificuldades, necessidades e possibilidades, este estudo visou analisar o momento inicial de uma supervisora no processo de se transformar em formadora, junto a bolsistas PIBID na área da Educação Física no interior de Goiás. O Problema foi: Qual a representação que as supervisoras têm do papel de formadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência em uma Escola Publica Municipal no interior de Goiás? O objetivo geral foi: Analisar a representação que a supervisora tem de sua transformação de docente à formadora em um no Programa de Iniciação a Docência. Os objetivos específicos foram: Identificar as dificuldades da supervisora no Programa de Iniciação a Docência, verificar as possibilidades de atuação da supervisora no Programa de Iniciação a Docência, e, estabelecer as necessidades de atuação da supervisora no Programa de Iniciação a Docência. O delineamento do estudo foi: A pesquisa quanto ao objetivo foi descritiva, quanto ao procedimento de coleta de dados foi um estudo de caso, quanto à natureza dos dados foi qualitativa e quanto a fonte de informação foi de campo. As considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no início do Programa, pouco conhecimento sobre as metodologias da área da Educação Física e pouca noção de intervenção. Quanto às necessidades iniciais foi de aprender e colocar em prática os conhecimentos, e, a respeito das possibilidades: troca de experiência, integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica, aprender uma Educação Física diferenciada, e, crescimento enquanto professora e supervisora.
Palavras Chaves:
Iniciação à docência, Formação e Supervisão
Nenhum comentário:
Postar um comentário