A representação de diretoras e professoras sobre um Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência de Escolas Municipais no
interior de Goiás.
Mauro Felício Barbosa
Mulati
Universidade de Rio
Verde
e-mail: mmulati@fesurv.br
CAPES/PIBID
Linha Temática:
Ciências Humanas
O PIBID é um programa que visa
produzir mudança na escola, o estudo analisou Qual a representação que as
professoras e diretoras têm sobre o Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação a Docência em duas escolas municipais no interior de Goiás? O
objetivo geral foi analisar a representação que as professoras e diretoras têm
sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. No delineamento a pesquisa quanto ao objetivo foi
do tipo descritivo, quanto ao procedimento de coleta de dados foi um estudo de
caso, que utilizou um questionário estruturado com questões abertas, quanto à
natureza foi qualitativa, e, quanto à fonte de informação foi de campo. As
representações iniciais das diretoras e professoras apontam que a escola é uma
instituição que prepara, ministra ensino coletivo, é um espaço organizado que
visa o ensino e a aprendizagem e local de transmissão, onde se cria laços de
amizade em um ambiente alegre, e, forma cidadãos competentes. Quanto a sua
escola as diretoras e professoras entenderam que esta, trabalha e produz alunos
para o sucesso, com o futuro garantido, trabalha em equipe, é aberta a
comunidade, que busca a formação de um cidadão crítico, atuando com diferentes
opiniões, e, com pessoas participativas e comprometidas, produzindo assim, um
aprendizado com significado. Quanto à interdisciplinaridade o PIBID auxiliou
efetivamente no processo pedagógico, sendo visto como uma extensão dos conteúdos
trabalhados em sala de aula. A educação física foi vista enquanto disciplina
como inovadora, diferenciada e contextualizada. Porém algumas professoras
visualizaram os pibidianos enquanto estagiários.
Palavras Chaves:
Iniciação à docência,
Formação e Interdisciplinaridade.
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