segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Resumo para enviar ao II Seminário Nacional


A representação de diretoras e professoras sobre um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência de Escolas Municipais no interior de Goiás.

Mauro Felício Barbosa Mulati
Universidade de Rio Verde
CAPES/PIBID
Linha Temática: Ciências Humanas


O PIBID é um programa que visa produzir mudança na escola, o estudo analisou Qual a representação que as professoras e diretoras têm sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência em duas escolas municipais no interior de Goiás? O objetivo geral foi analisar a representação que as professoras e diretoras têm sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.  No delineamento a pesquisa quanto ao objetivo foi do tipo descritivo, quanto ao procedimento de coleta de dados foi um estudo de caso, que utilizou um questionário estruturado com questões abertas, quanto à natureza foi qualitativa, e, quanto à fonte de informação foi de campo. As representações iniciais das diretoras e professoras apontam que a escola é uma instituição que prepara, ministra ensino coletivo, é um espaço organizado que visa o ensino e a aprendizagem e local de transmissão, onde se cria laços de amizade em um ambiente alegre, e, forma cidadãos competentes. Quanto a sua escola as diretoras e professoras entenderam que esta, trabalha e produz alunos para o sucesso, com o futuro garantido, trabalha em equipe, é aberta a comunidade, que busca a formação de um cidadão crítico, atuando com diferentes opiniões, e, com pessoas participativas e comprometidas, produzindo assim, um aprendizado com significado. Quanto à interdisciplinaridade o PIBID auxiliou efetivamente no processo pedagógico, sendo visto como uma extensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A educação física foi vista enquanto disciplina como inovadora, diferenciada e contextualizada. Porém algumas professoras visualizaram os pibidianos enquanto estagiários.


Palavras Chaves:

Iniciação à docência, Formação e Interdisciplinaridade.



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