O processo de supervisão: da docência ao papel de formadora a trajetória de uma supervisora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.
Adelita
Universidade de Rio Verde/Campus Caiapônia
e-mail: _______________________________
CAPES/PIBID
Linha Temática: Ciências Humanas
O procedimento de supervisão é um período de muitas descobertas, com dificuldades, necessidades e possibilidades, este esboço visou considerar o momento inicial de uma supervisora no processo de se transformar em formadora, junto a bolsistas PIBID na área da Educação Física no interior de Goiás. O Problema foi: Qual a representação que as supervisoras têm do papel de formadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência em uma Escola Publica Municipal no interior de Goiás? O objetivo geral foi: Analisar a representação que a supervisora tem de sua transformação de docente à formadora em um no Programa de Iniciação a Docência. Os objetivos específicos foram: Identificar as dificuldades da supervisora no Programa de Iniciação a Docência, verificar as possibilidades de atuação da supervisora no Programa de Iniciação a Docência, e, estabelecer as necessidades de atuação da supervisora no Programa de Iniciação a Docência. O delineamento do estudo foi: A pesquisa quanto ao objetivo foi descritiva, quanto ao procedimento de coleta de dados foi um estudo de caso, quanto à natureza dos dados foi qualitativa e quanto a fonte de informação foi de campo. As considerações parciais apontaram como dificuldades: falta de clareza no início do Programa, Quanto à necessidade inicial foi a de pesquisar, conhecer melhor os pibidinos. A respeito das possibilidades surgiram: a melhora da prática pedagógica, a contribuição para com a sala de aula, a formação continuada como o mestrado, e, a proposta de uma Educação Física inovadora.
Palavras Chaves:
Iniciação à docência, Formação e Supervisão
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